A APRENDIZAGEM DA MOTRICIDADE COMEÇA NO PRÉ-ESCOLAR

É JÁ A PARTIR DOS DOIS ANOS E MEIO

Que a criança inicia as primeiras fases do desenvolvimento da escrita manual.  Começando, muitas vezes, por desenhar linhas em arco da esquerda para a direita e criando movimentos circulares na página, a criança mais pequena tem tendência a escrever em superfícies maiores utilizando o braço todo, em vez das mãos e dos pulsos, uma vez que, nesta idade, as capacidades motoras grossas das mãos estão mais desenvolvidas do que as capacidades motoras finas.

 

 

ENTRE OS TRÊS E OS QUATRO ANOS

As crianças começam a desenhar formas, como círculos e quadrados.  Esta capacidade regista maior desenvolvimento no jardim de infância, onde a criança começa a desenhar linhas retas, curvas, círculos e pontos com um dedo...  dando os primeiros passos a caminho da aprendizagem da escrita. A Educadora também vai ajudá-los a adotar a postura correta; a melhor maneira de se sentarem numa cadeira, voltados para a mesa e mantendo o corpo no ângulo certo, com os braços e as pernas devidamente colocados numa posição confortável. 

Aos três anos e meio, desenvolvem a flexão-extensão; a capacidade de criarem ondas utilizando os pulsos.  À medida que desenvolvem a flexão-extensão, a aprendizagem pré-escolar passa a basear-se mais na mesa, sendo as crianças incentivadas a fazerem atividades que promovem o uso das mãos, dos pulsos e dos dedos, tais como pinturas. Entre os quatro e os cinco anos, a criança aprende a escrever letras em maiúsculas. A Educadora mostrará como desenvolver movimentos motores com o braço, o pulso e a mão, de modo a que a turma possa começar a desenhar formas mais pequenas e precisas, formando letras e números.

A partir dos cinco anos, a criança evolui para a escrita cursiva, altura em que começa a juntar letras e palavras; é o início do seu estilo de escrita manual. Aos sete anos, a criança continua a aperfeiçoar a sua escrita, tanto a nível de estilo como de precisão.

O instrumento de escrita é o elemento crucial deste processo de aprendizagem. Começando por utilizar um lápis de carvão, em breve a criança passará a experimentar uma esferográfica, explorando sempre todas as outras possibilidades que oferecem os instrumentos de escrita.

Texto revisto por David Boisdevesys, Ergonomista e Designer de produtos BIC®, e Philippe Kotska, Terapeuta de psicomotricidade.